sábado, 13 de março de 2010

Os pais e as tarefas escolares

As tarefas escolares são rotina e essenciais à vida de qualquer estudante, o que é consenso entre educadores e psicólogos da área educacional. Também é fato que os pais devem participar ativamente dessa rotina. De acordo com Sandra Francesca de Almeida, especialista em educação, psicanalista e professora do mestrado em Psicologia da Universidade Católica de Brasília (UCB), a participação dos pais nas tarefas escolares é extremamente necessária. “A ausência da família no momento da educação é uma das principais queixas da escola”, afirma. Tão importante quanto a necessidade de tal apoio é saber como fazê-lo.
“Uma das coisas proibidas para os pais e mães é fazer as tarefas pelos filhos”, diz Sandra. Ela conta que, às vezes, alguns pais querem substituir o filho e, ao invés de cumprirem o papel que lhes cabe na educação, eles o prejudicam, fazendo as suas lições. “Os pais devem participar sempre, mas não dessa maneira. Eles devem estipular horários, rotinas e dar as condições normais para que os filhos façam as tarefas sozinhos. É importante também que eles saibam estimular as crianças a gostarem de cumprir as obrigações escolares. Para isso, basta elogiar o que o filho fez ou, no caso de algo que não ficou tão bem-feito assim, deixar isso claro ao filho, mas antes, fazer um elogio pelo esforço”, explica.
Não é necessário que os pais fiquem o tempo todo ao lado do filho no momento em que ele faz as tarefas. “Basta orientar por um instante e depois deixá-lo bem à vontade. O pai não precisa ser escravo das lições dos filhos”, reitera. A psicóloga entende que o que é mais importante nessa ação dos pais, é o interesse que eles devem demonstrar pela rotina escolar dos filhos.
Texto de Carlos Oliveira, publicado em http://www.ucb.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário